10 hábitos que garantem dentes limpos e saudáveis

Escovar os dentes ao acordar e antes de dormir não garante que você esteja dando à sua boca toda a atenção necessária. Mesmo uma rotina regular de higiene bucal pode estar deixando lacunas que comprometem a saúde dos seus dentes. Para isso, é preciso se atentar a alguns hábitos, como ter uma técnica de escovação adequada e usar os produtos certos. Assim você poderá ter uma limpeza completa, um hálito mais agradável e evitar futuros problemas de saúde nos dentes.

Confira abaixo dicas importantes de prevenção da saúde bucal

1. Escove corretamente

Apenas passar a escova sobre seus dentes não são o suficiente para remover todas as partículas de comida que sobraram. Muitas pessoas escovam com pressa e de maneira brusca. No entanto, os movimentos devem ser suaves e mais curtos, especialmente no limite entre os dentes e a gengiva, onde pode acumular mais alimentos. Também é necessário dar atenção à parte traseira dos dentes superiores e inferiores.

1. Escove bastante

Mesmo que haja uma escovação regular, ela pode não ser eficiente para que os dentes fiquem limpos. Como alertado no item anterior, o tempo é importante para preservar a saúde bucal. A escovação é um hábito simples, mas que exige a mesma atenção que você dá ao banho. Separe pelo menos dois minutos toda vez que for limpar seus dentes e garanta que toda a boca foi limpa.

1. Compre a escova correta

Procure sempre procure uma escova cuja cabeça e cerdas sejam pequenas o suficiente para alcançar todas as regiões de seus molares, onde os restos de comida podem se esconder depois que você come. Os adultos talvez precisem de uma escova de dentes de cabeça pequena e cerdas macias.

1. Passe fio dental – e do jeito certo

Como a escovação, o uso do fio dental deve ser feito de maneira apropriada, de modo que, quando você abraça os dentes, você consiga remover todas as bactérias. Verifique sempre o comprimento do fio dental usado, para que não tenha o risco de reinserir as bactérias que acabou de remover, ao passar novamente pelos dentes.

Clareamento dental: 7 vantagens de ir a uma clínica especializada

1. Use antisséptico bucal

Um bom antisséptico bucal pode ir onde escova de dente e fio dental não conseguem ir para tirar da sua boca coisas que irritam a linha da gengiva e causam a gengivite. Adicionar esse produto à rotina de higiene bucal ajuda a obter uma limpeza mais completa.

1. Limpe sua escova – e não tampe-a

Você não precisa de acessórios especiais como tampas para manter a própria escova limpa. Aliás, cobrir sua escova de dentes pode na verdade criar novas bactérias, que possivelmente serão introduzidas em sua boca. Em vez disso, basta lavar a escova após cada utilização e deixe secar. Também, claro, não compartilhe sua escova com outras pessoas, nem com seus filhos.

1. Troque sua escova regularmente

As cerdas se deterioram com o tempo e o uso. Por isso, se você estiver usando a mesma escova de dentes depois de alguns meses, pode não estar mais recebendo a limpeza correta. Então, troque sua escova a cada três ou quatro meses.

1. Além dos dentes: limpe a língua

Algumas escovas de dentes agora vêm com um limpador na parte de trás do pincel. Após a escovação, as bactérias ainda podem permanecer na língua. Por isso, certifique-se de escovar ou raspar essa parte traseira da escova na língua como parte de sua rotina diária. Existem também limpadores de língua, que são mais eficientes na remoção das bactérias. O uso adequado limpará a língua, deixando o hálito mais refrescante.

1. Cuidado com lanchinhos e beliscos

Escovar bem pode limpar os dentes de bactérias e partículas de comida, mas se você comer um lanchinho ou beliscar algo depois, precisará refazer o processo de limpeza, isto é, escovar novamente. Por exemplo, fazer aqueles lanches rápidos e não escovar depois, pode deixar com que partículas de alimentos e açúcar permaneçam nos dentes por muito tempo, fornecendo combustível para as bactérias que se alimentam deles.

1. Consulte um dentista regularmente

Esse é um hábito tão importante quanto ir ao médico. Ainda que aparentemente hoje esteja tudo bem com sua saúde bucal, um dentista experiente poderá antever problemas futuros em seus dentes através de avaliações e exames completos, feitos em clínicas qualificadas. Por isso, mantenha uma boa frequência de visita ao dentista.

Seguindo essas dicas de higiene dental, você pode escolher os melhores produtos, melhorar sua técnica e garantir que você está fazendo o melhor para manter sua boca livre de problemas por muito tempo.

Aproveite e a agende uma consulta na Única – Clínica de Odontologia e realize os exames de imagem, Raio-X e Fotografia necessários para antever e evitar problemas futuros.