Reabilitação oral: como restaurar a saúde e a beleza dos dentes

Fratura nos dentes, desgaste ao longo do tempo, má formação ou algum tipo de trauma. Caso você identifique algum desses problemas em sua boca, um plano de reabilitação oral poderá restaurar completamente seu sorriso e sua saúde bucal.

Esse processo envolve vários tipos de tratamentos projetados para melhorar a estética, a limpeza e a função da mordida. O tratamento de cada pessoa é único e baseado na saúde das gengivas, na condição dos dentes existentes e nos seus objetivos.

Os pacientes que precisam de procedimentos orais extensos devem ser saudáveis o suficiente para receber anestesia local ou geral. Portanto, dentes faltando, deteriorados, quebrados ou mesmo desgastados devido ao bruxismo (rangido de dentes) fazem de alguém um possível paciente de reabilitação oral.

Como é feita a reabilitação oral?

O tratamento começa com a eliminação de maus hábitos. Assim como todo o corpo, os dentes também são prejudicados pelo fumo, pelo excesso no consumo de álcool, pelas drogas ou mal cuidados. Depois de começar a desenvolver seu plano de reabilitação que pode incluir exames (por exemplo: tomografia e radiografia), o cirurgião dentista explicará as recomendações e ouvirá suas dúvidas e preocupações. Afinal de contas, um plano que você não quer ou não consegue cumprir pode não ter o objetivo de restaurar totalmente a condição do seu sorriso.

Dando sequência, a reabilitação oral pode incluir um ou mais dos tratamentos das áreas de implantodontia, periodontia e estética:

  • Reposicionamento da mandíbula;
  • Extração de dentes;
  • Colocação de implantes dentários e coroas:
  • Aparelho ortodôntico;
  • Enxerto de tecido ósseo;
  • Limpeza e clareamento dentais;
  • Entre outros.

Quando é o caso de implante

Os implantes dentários substituem um dente da coroa à raiz e são uma escolha restauradora abrangente. Eles podem ser colocados em grupos para apoiar uma prótese de arco completo ou fixados como uma única unidade. Os postes de implante são colocados cirurgicamente no osso maxilar, então uma coroa é presa no topo do poste.

O implante é um método de restauração permanente projetado para ser mais confortável, durar mais tempo e ajudar a prevenir a perda óssea. Embora os implantes tenham muitos aspectos positivos, eles exigem um tempo de cicatrização mais longo após a colocação cirúrgica.

Alternativa: prótese fixa

Outra opção disponível é uma prótese fixa. A prótese fixa utiliza os próprios dentes vizinhos ao dente perdido como apoio para sustentação da peça. Normalmente, a decisão de ter implantes ou fixas dependerá do orçamento, da saúde bucal e de quantos dentes precisam ser substituídos.

Reabilitação oral: como restaurar a saúde e beleza dos seus dentes

Reabilitação oral contra dores

Muitos associam a reabilitação oral ao rejuvenescimento – e isso está correto. Certamente o sorriso ficará mais belo e atraente após as correções pelas quais os dentes passarão. Somados às vantagens de uma melhor estética bucal e de um ganho na autoestima, estão benefícios para a qualidade de vida do paciente.

  • Bruxismo e ATM: em alguns casos, o paciente pode vir sofrendo com dores de cabeças persistentes ou exaquecas, causadas por bruxismo ou disfunção na ATM (articulação temporomandibular). Uma reabilitação oral bem feita abordará essas preocupações e, muitas vezes, aliviará essas dores.
  • Gengivite: as doenças na gengiva são também tratadas com a reabilitação oral para garantir que os dentes reconstruídos tenham uma base saudável.

Para deixar dentes mais bonitos

Como citado no tópico anterior, muitos procuram a reabilitação oral para rejuvenescimento. Mas, por quê? Uma das motivações da restauração dentária é melhorar o sorriso e renovar a confiança.

Dentes perdidos podem causar falta de autoconfiança, algo que tem um efeito dominó em outros aspectos da sua vida. Estas restaurações dentárias são projetadas para harmonizar o sorriso ao biotipo do paciente.

Um lindo sorriso é um grande ativo social: aumenta a popularidade e melhora sua imagem. Com uma autoestima elevada, é possível ser mais produtivo no trabalho e nos relacionamentos.

Onde fazer reabilitação oral?

Como a reabilitação oral envolve vários tipos de tratamentos de diferentes áreas, é recomendável que o processo inteiro seja feito com profissionais qualificados e em sintonia no trabalho. Assim, procure uma clínica que ofereça um pacote completo de serviços.

Muitos pacientes têm dado sorrisos mais belos e melhorado sua qualidade de vida ao fazer reabilitação oral em Sorocaba na Única – Clínica Odontológica. O nosso espaço, que fica no Campolim, zona sul da cidade, oferece os exames de imagem, Raio-X, Fotografia e Modelos de Estudo para reabilitação oral. Todos os procedimentos são realizados com Anestesia Computadorizada, que reduz a desconforto e estresse do paciente.

Ficou interessado? Entre em contato e agende um Pré-tratamento  onde desenvolveremos um dossiê bucal com informações de prevenção, reabilitação e estética.