Conheça as técnicas que corrigem falhas na estética gengival

A gengiva é uma das partes mais importantes na saúde e estética bucais. Por isso, existem várias alternativas para corrigir a estética gengival, desde técnicas como a gengivectomia até procedimentos mais complexos, como a cirurgia ortognática.

A estética de um sorriso envolve a relações entre os dentes, a forma dos lábios e a anatomia gengival. Uma das principais queixas entre os pacientes é quando um sorriso expõe excessivamente as gengivas (mais de 3 mm). Conhecido como sorriso gengival, a sua origem é variada, incluindo:

  • A estrutura da arcada dentária;
  • O aumento gengival;
  • A hiperatividade labial;
  • O excesso vertical maxilar;
  • A erupção passiva alterada;

O seu sorriso mostra muito a gengiva? Entenda como tratar

O excesso gengival ou sorriso gengival geralmente se refere a uma exposição exagerada da gengiva no sorriso. Essa formação pode ser classificada pela formação dos dentes nos tamanhos curtos, normais ou longos.

Os esforços para melhorar a estética do sorriso e desequilíbrios dentofaciais levaram ao desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas para corrigir sorrisos gengivais através de diagnósticos corretos. Para cada caso de formação dos dentes, o recomendável é:

  • Dentes curtos: Se a relação entre a Coroa e a Raiz for favorável, os procedimentos de alongamento da coroa são realizados para alongar a revelação do dente fazendo um levantamento da gengiva (gengivectomia)
  • Altura normal dos dentes: Na situação em que há excesso de exposição gengival e os dentes estão na altura correta, haverá um problema com o excesso vertical maxilar e a intrusão ortodôntica ou correção cirúrgica se fazem necessárias.
  • Dentes longos: Com o excesso de exposição gengival, a intrusão ortodôntica, a cirurgia ou a aplicação de enxertos mucogengivais podem ser necessárias.

É muito importante que, ao planejar o tratamento para casos estéticos, o design do sorriso não possa ser isolado de uma abordagem abrangente ao tratamento do paciente. A obtenção de um resultado bem-sucedido, saudável e funcional requer uma compreensão da inter-relação entre todas as estruturas orais, incluindo músculos, ossos, articulações e os tecidos gengivais.

Segredo do sucesso: não subestime outros tratamentos ortodônticos

A atenção cuidadosa aos fatores biológicos que influenciam a saúde e a aparência dos tecidos gengivais e do sorriso como um todo é necessária para manter a integridade do tecido, a arquitetura gengival e a saúde bucal.

Por isso, é imprescindível que um profissional da área seja consultado, antes de qualquer decisão, mesmo porque, alguns procedimentos estéticos podem ser corrigidos com um tratamento ortodôntico simples.

Além disso, este tipo de tratamento simples aumenta muito o resultado, bem como diminui os riscos associados ao tratamento estéticos. Por isso, a ortodontia é uma parte inestimável no tratamento da estética gengival de muitos casos e não deve ser negligenciada ou subestimada.

A Única – Clínica Odontológica destaca-se em Sorocaba por oferecer anestesia computadorizada e também a exclusiva metodologia P. R. E. (Prevenção, Reabilitação e Estética), para cuidar do seu sorriso através de uma análise e um diagnóstico completo de cada paciente, de forma personalizada.

Ficou interessado? Entre em contato e agende um Pré-tratamento, onde desenvolvemos um dossiê bucal com informações de prevenção, reabilitação e estética.