Quando é necessário extrair um dente? Tudo sobre Exodontia

Paciente mulher sendo examinada por dentista

Antes de tudo, precisamos explicar o que é exodontia: trata-se do ato cirúrgico que corresponde à extração de um ou mais dentes.

A necessidade de extração de dentes ocorre em adultos com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários. Em crianças, a extração de dentes decíduos (conhecidos como dentes de leite) pode também ser necessária em alguns casos.

A exodontia pode ser efetuada em qualquer um dos dentes, mas devido a alguns problemas de surgimento dos dentes do siso, eles são os que mais são indicados para exodontia.

Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em alguns casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma cirurgia, o que chamamos de exodontia múltipla.

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Quando é preciso extrair um dente?

A extração dental acontece, na maioria das vezes, por motivos bem específicos. Algumas das situações em que são necessárias realizar o procedimento são:

  • Cárie dentária grave ou infecção, principalmente quando envolve a raiz do dente;
  • Doença grave na gengiva, quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresenta uma mobilidade severa;
  • Tratamento de dentes do siso;
  • Dentes que bloqueiam o nascimento de outros dentes (como pode acontecer com os de leite);
  • Má formação dentária;
  • Dentes fraturados, principalmente quando as raízes são atingidas;
  • Quando, por algum motivo, o organismo formou um dente “a mais”, e isso pode gerar alterações na arcada dentária;
  • Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção;
  • Quando não há espaço suficiente na arcada para alinhar e nivelar os dentes.

A exodontia é fundamental em diversos casos para evitar problemas como a formação de cistos, nascimento de dentes desalinhados, tumores, doenças sistêmicas e infecções.

E como qualquer procedimento odontológico, a extração dental deve ser realizada apenas por um profissional especializado.

Como é feita uma exodontia?

Cada extração tem um procedimento específico. Mas todas são um desafio para o cirurgião-dentista, porque exigem não só a anestesia local, como também uma revisão do prontuário dentário e análise de radiografias necessárias.

As radiografias são fundamentais, pois revelam tamanho, formato e posição do dente e do osso. Assim, o dentista avalia o grau de dificuldade da cirurgia e pode definir a melhor forma de remoção do dente antes de iniciar o procedimento.

Existem diferentes maneiras de realizar uma exodontia:

  • Exo incluso, semi-incluso ou impactado: é aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado.
  • Exo raiz: retirada de restos de raízes presas no tecido ósseo ou na gengiva.
  • Exo simples: extração de dentes que nasceram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados ou quebrados). Também é o termo utilizado para a extração dos dentes de leite das crianças.

Passo a passo

Em todos os tipos de exodontia, antes da extração dental, a área em volta do dente é anestesiada. Isso torna a remoção do dente um procedimento tranquilo e mais confortável para o paciente.

Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca. Então, é extraído com um fórceps dentário. O dentista também pode suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada essa etapa, ele pode optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos, o que garante maior segurança ao paciente.

Normalmente, a exodontia de dente monorradicular (dente com uma só raiz) tende a ser mais fácil e a cicatrizar mais rápido quando comparada à exodontia de dente multirradicular (dente com mais de uma raiz), mas, por si só, essa particularidade não determina o tempo de cicatrização, pois ela dependerá de muitos outros fatores.

Em casos de necessidade de implante, por exemplo, a raiz e estrutura óssea do dente são preservadas de forma que, na hora de fazer o implante, o procedimento seja ainda mais eficiente.

Extrair um dente dói?

A exodontia não dói, pois sempre é realizada sob anestesia, permitindo que a extração do dente seja feita sem dor. O paciente sentirá apenas um incômodo enquanto o cirurgião-dentista realiza o procedimento e dormência no local nas horas seguintes.

Após a cirurgia, o paciente pode ter inchaço e arroxeamento na região, por isso alguns cuidados pós-operatórios são necessários.

Cuidados pós-operatórios

Para que a cicatrização ocorra normalmente, alguns cuidados devem ser tomados, evitando complicações que podem culminar em infecções. São eles:

  • Evitar ao máximo a ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, assim como permanecer ao sol ou sob outras fontes de calor;
  • Prefira alimentos gelados após a extração, como açaí e sorvetes;
  • Evite fumar;
  • Se possível, coloque bolsa de gelo no rosto por períodos de 15 minutos, principalmente durante as primeiras 24 horas, para evitar ou reduzir o inchaço;
  • Evite comer alimentos duros nos primeiros dias;
  • Evite bochechos nas primeiras 24 horas para impedir a destruição do coágulo;
  • Evite esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração, como, por exemplo, corrida, natação, musculação, entre outros;
  • Evite ficar deitado logo após a cirurgia, e se possível, durma com uma almofada mais alta ou com a cabeceira da cama ligeiramente elevada para evitar sangramento;
  • Tome corretamente a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista;
  • Tenha mais cuidado nos momentos da higienização oral, sem deixar de lado a zona da extração.

O tempo de cicatrização varia de 7 a 10 dias, dependendo da complexidade da própria exodontia e em grande parte dos cuidados pós-operatórios descritos.

O seu cirurgião-dentista sempre irá passar as melhores recomendações para o seu caso, por isso, escolha um profissional especializado e de confiança.

Mas lembre-se: a extração não é a única opção

Com exceção dos sisos, que nascem tardiamente, costumam causar incômodo ao paciente e não apresentam uma função mastigatória importante, os outros dentes da arcada não devem ter a extração como primeira escolha de tratamento.

A retirada de um dente é um assunto bem delicado. Por isso, ele deve ser visto como a última alternativa para resolver qualquer problema bucal.

Por isso, procure um cirurgião-dentista de sua confiança o quanto antes para não deixar o problema se agravar e obter o diagnóstico correto.

A Clínica Única Odontologia possui cirurgiões-dentistas aptos e competentes para fornecer o diagnóstico e tratamento adequados com tecnologia de ponta para cada caso. Entre em contato e conte com a gente! Agende sua consulta e fique com a sua saúde bucal em dia.