A falta de saúde bucal pode causar problemas cardíacos

A nossa saúde bucal é muito importante, não apenas para fins estéticos, mas também para o restante do nosso organismo, existindo uma relação entre ela e as doenças cardíacas, principalmente se o paciente possui uma enfermidade periodontal moderada.

Isso ocorre, principalmente, porque a boca é a porta de entrada para muitas bactérias e, se as suas gengivas não estão saudáveis e bem cuidadas, esses microrganismos se espalham por outras partes do corpo.

O que essas bactérias podem causar?

Uma vez que as bactérias entram no organismo, elas penetram na corrente sanguínea, tendo um acesso rápido a diversos órgãos, entre eles, o coração. Com isso, acabam aderindo a qualquer área que esteja lesionada, causando uma inflamação.

O resultado pode ser muito grave para o paciente, podendo causar endocardite (infecção do revestimento interno do coração), entupimento de artérias, e até um acidente vascular cerebral (AVC).

Maiores fatores de risco

Essas consequências ocorrem em situações mais específicas, como em pessoas com problemas crônicos como a gengivite, ou que têm uma enfermidade periodontal em estágio moderado/avançado.

Vale ressaltar que, mesmo que a pessoa não possua uma inflamação aparente nas gengivas, o fato de ela não ter uma rotina saudável, aliado ao acúmulo de placas nos dentes, acaba resultando em algo mais grave.

Além disso, essas bactérias também podem migrar para a corrente sanguínea, elevando o nível da proteína C reativa, que por sua vez, provoca a inflamação dos vasos, aumentando as chances de a pessoa ter uma doença cardíaca, ou mesmo um AVC.

Principais sintomas

O nosso corpo sempre acaba nos dando alguns sinais de que algo está errado. Então, fique atento se:

• Você notar que as suas gengivas estão mais vermelhas, inchadas ou doloridas;
  • Sair sangue durante a escovação, uso do fio dental ou durante as refeições;
  • Notar a presença de pus ou outros sinais de infecção em torno das gengivas e/ou dos dentes;
  • Perceber que a gengiva está se afastando dos dentes;
  • Mau hálito frequente e/ou gosto ruim na boca;
  • Identificar um ou mais dentes moles, ou se afastando dos outros.

Modos de prevenção

A principal arma contra este tipo de enfermidade é investir em uma boa saúde bucal, além de exames realizados de forma periódica. Vale ressaltar que a recomendação é escovar os dentes três vezes por dia, com escova de cerdas macias e cabeça pequena.

Faça uso do fio dental e de enxaguante bucal regularmente, seguindo as orientações do seu dentista, que avalia quais as necessidades específicas, pensando caso a caso.

É sempre mais fácil prevenir do que procurar uma solução. Por isso, não deixe a higiene dos seus dentes e de sua gengiva para depois.

Agende uma avaliação odontológica, através do nosso WhatsApp.