Como prevenir a sensibilidade dentária

57% da população adulta sofre de hipersensibilidade dentinária, mais conhecida por sensibilidade nos dentes. Os afetados pelo problema costumam evitar alimentos quentes, gelados ou até mesmo doces, que ao entrarem em contato com os dentes causam uma imensa dor. Inclusive, até escovar os dentes acaba se tornando incomodo.

Da onde vem esse problema?

O problema pode aparecer por meio de duas diferentes circunstâncias:

  • Erosão no esmalte do dente: São danos causados nessa capa dentária que chamamos de esmalte, onde ela deixa de ser impermeável. Nesse caso, a estrutura mais profunda do dente fica desprotegida, o que deixa todas suas terminações nervosas expostas. Quando alimentos quentes, gelados ou doces entram em contato com essas terminações expostas, as dores surgem rapidamente.
  • Gengiva se retrai: Quando a escovação é realizada de maneira brusca, a gengiva inflama e se retrai. Quando isso acontece, parte da raiz do dente fica descoberta, justamente onde não tem esmalte protetor. Quando alimentos de altas e baixas temperaturas encostam nessa área exposta, as dorem surgem.

Ou seja, este problema não vem só da cárie ou de outra origem bacteriana, e sim da falha do sistema de proteção dos dentes.

Existem também outros fatores que podem agravar o problema da sensibilidade Um deles é escovar os dentes de forma excessiva e agressiva. Neste caso, o processo de deterioração do esmalte evolui mais rápido, além de também agredir a gengiva.

“Mas como eu sei se estou escovando forte demais?”

Observe se as cerdas da sua escova estão deformadas e abertas. Se sim, é por que você está colocando muita força no ato da escovação. Tome mais cuidado.

O ranger dos dentes durante o sono, desordem funcional conhecida como bruxismo, também desgasta o esmalte dos dentes.

Não só o bruxismo, mas também nos momentos tensos ou de ansiedade também apertamos os dentes, outro caminho rápido para o desgaste do esmalte. Especialistas explicam que, ao repousar a região dental, a forma certa de descansar os dentes é com a acarda dentária separada, mesmo com a boca fechada.

Dica de ouro: Existe um aplicativo de smartphone chamado Desencoste seus dentes, que ajuda te lembrar de realizar este ato como o próprio nome já diz.

Existe um caso menos preocupante que é a sensibilidade temporária dos dentes que pode acontecer durante o clareamento dental, mas desaparece assim que termina o clareamento.

Como podemos resolver?

Sim, existem várias maneiras de solucionar esse problema e eliminar as dores. Não se engane, você não vai corrigir o problema sozinho em casa apenas comprando um creme dental para dentes mais sensíveis, o ideal é procurar um especialista.

Não espere a dor crescer a ponto de ficar insuportável, pois assim a sensibilidade pode evoluir trazendo inflamações graves, onde é necessário fazer o tratamento do canal. Assim que começar sentir os choquinhos nos dentes procure rapidamente um dentista para não chegar neste ponto.

Ao procurar um profissional qualificado, este vai te ajudar a identificar o problema e, a partir daí, achar o tratamento adequado para você.

Um dos tratamentos utilizados neste caso de sensibilidade é o do enxerto gengival.

Outra correção que pode ser feita é cobrir a área exposta com resina.

Além disso, ainda existem formas de diminuir a dor com analgésicos, lasers e até dessensibilizantes.

Porém, o melhor tratamento de todos é a prevenção!

Não deixe que seus dentes fiquem sensíveis e cheguem neste ponto crítico, ou caso já esteja sentindo dores e está procurando ajuda, agende uma consulta conosco da Única, onde cuidaremos do bem estar de seus dentes. Entre em contato por aqui.