Entenda a diferença entre bruxismo e DTM e saiba como tratar
Enquanto o bruxismo é uma condição que leva a movimentos involuntários ritmados e espasmódicos de apertar ou ranger os dentes, a DTM é toda patologia ligada a uma disfunção na articulação temporomandibular. Daí vem a sigla DTM – disfunção temporomandibular.
O que acontece é que o bruxismo, que é um hábito parafuncional, ou seja, que ocorre durante o sono ou de forma inconsciente, pode levar à disfunção temporomandibular, se não tratado.
Durante a pandemia de Covid-19, o confinamento, a incerteza sobre o futuro e o medo de ficar doente, ou mesmo de morrer, foram todas condições que levaram a um estresse emocional capaz de desencadear ou de manter o bruxismo e a DTM, que tiveram um aumento considerável de casos no mundo inteiro.
A seguir vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.
O que é bruxismo?
O bruxismo é uma condição que leva a pessoa a apertar os dentes ou mesmo serrar a mandíbula em excesso, como explicamos, de forma inconsciente. Portanto, pode ocorrer de dia ou à noite, mas a forma mais comum é à noite.
Ele pode ser causado por aspectos psicológicos, como estresse e ansiedade, e também estar ligado a causas respiratórias, como apneia do sono e ronco, ou mesmo ser um fator genético. Além disso, o consumo em excesso de álcool, cafeína e cigarro ou o uso frequente de drogas também podem aumentar a frequência do bruxismo.
Outra circunstância que pode favorecer o bruxismo é o refluxo, uma doença digestiva em que o ácido do estômago ou da bile voltam pelo esôfago, pois a diminuição do pH do esôfago aumenta os movimentos do músculo da mastigação.
Esse comportamento causa pressão sobre os dentes, bem como tensão nos músculos que fazem a mastigação, o que leva à dor de cabeça ao acordar ou dores nas articulações da mandíbula, além de desgastar ou amolecer os dentes.
Caso você apresente essa condição, é imprescindível buscar a ajuda de um especialista para identificar a causa e fazer o tratamento mais adequado para o seu caso.
Bruxismo: sintomas
Como a pessoa que sofre de bruxismo costuma ranger ou apertar os dentes de forma constante enquanto dorme, os sintomas costumam ser percebidos ao acordar, pois esses movimentos podem deixar os músculos do rosto doloridos. Podemos dizer que os principais sintomas são:
- Amolecimento dos dentes.
- Cansaço diurno, pois se perde qualidade de sono.
- Desgaste da superfície dos dentes.
- Dor nas articulações da mandíbula.
- Dores de cabeça ao acordar.
Se não for identificado ou tratado, o bruxismo pode levar ao desenvolvimento de problemas que envolvam o funcionamento da articulação temporomandibular, conhecida como ATM, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, bem como DTM, que abordaremos adiante.
Como tratar bruxismo
O tratamento do bruxismo é multidisciplinar, envolvendo dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. O dentista tem papel fundamental no diagnóstico, na orientação ao paciente e no planejamento do tratamento, que busca aliviar a dor e evitar problemas nos dentes.
O procedimento utiliza uma placa de bruxismo durante a noite, chamada de placa de proteção dentária acrílica. Ela evita o atrito e o desgaste entre os dentes e também problemas nas articulações temporomandibulares, além de reduzir a dor e a tensão muscular na região da mandíbula, prevenindo a dor de cabeça ao acordar.
Quando existe muito desconforto, o dentista pode indicar relaxantes musculares ou benzodiazepinas por um período curto e, em alguns casos, aplicar injeção local de toxina botulínica.
O que é DTM?
Comumente confundida também com ATM, que é uma parte do corpo, a articulação temporomandibular, a DTM é a disfunção que afeta a ATM. Se trata de um conjunto de problemas que afetam essa articulação, podendo comprometer os ossos e a musculatura, por causa da degeneração e desgaste.
A DTM é causada por anomalias na ATM, que é uma das articulações mais complexas do nosso corpo, já que permite que a mandíbula seja movimentada para cima, para baixo, para frente, para trás e para os lados, além de ser forte e resistente, mas não 100% protegida.
Causada por complicações durante o desenvolvimento da ATM ou por anormalidades nas estruturas faciais, a DTM pode resultar de acidentes e traumas, de doenças, como a artrose e a osteoporose, e por hábitos inadequados.
DTM: sintomas
Portanto, tudo que pode levar a uma sobrecarga da ATM ou afetar as estruturas dessa articulação pode trazer mau funcionamento e, por consequência, a DTM. Os principais sintomas dessa disfunção são:
- Estalos e ruídos ao abrir e fechar a boca.
- Desconforto ou dificuldade para mastigar.
- Dor de cabeça.
- Dor e incômodo em volta e dentro da orelha.
- Dor e tensão na mandíbula.
- Dor na região da face.
- Dor no pescoço, nuca e parte superior das costas.
- Mordida desconfortável.
- Travamento da articulação, dificultando ou impossibilitando a abertura da boca.
- Zumbido no ouvido.
Por esses sintomas, a DTM está relacionada com a dor orofacial, que é uma dor na região da cabeça, na face, pescoço, boca ou mandíbula.
Como tratar DTM
Para tratar a DTM é preciso descobrir a sua causa, pois o tratamento depende muito do fator que desencadeia a disfunção.
No caso de hábitos inadequados, por exemplo, é preciso mudá-los, para que os sintomas sejam controlados e o paciente possa ser tratado de forma satisfatória. O bruxismo, inclusive, está entre os hábitos mais comuns em quem tem DTM e, nesse caso, ao tratar o bruxismo, se trata a DTM.
Já no caso de doenças sistêmicas, é necessário um acompanhamento especializado, de neurologista ou reumatologista. Raramente são indicadas cirurgias, que costumam estar ligadas às partes ósseas e articulares da ATM.
Um recurso muito utilizado no controle da dor nas várias fases do tratamento das DTMs é a laserterapia. Isso porque esse método, que utiliza laser infravermelho, apresenta uma melhora acentuada dos sintomas na maioria dos casos.
Nós, da Única Odonto, podemos ajudar você a identificar bruxismo e DTM e estamos preparados com profissionais especialistas para aplicar o tratamento ideal para o seu caso. Entre em contato e conte com a gente!