Oclusão dentária: o que é e como isso pode influenciar sua vida?

Oclusão dentária é o que chamamos comumente de mordida: o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais, os dentes superiores devem cobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior. Está associada à relação funcional entre os dentes, as gengivas, a articulação temporomandibular e todos os outros componentes deste sistema. Manter o equilíbrio é essencial para a mastigação, a deglutição e a fonética.

Você já reparou que algumas pessoas têm o queixo bem para frente ou bem para trás? Chamamos isso de má oclusão: quando a posição dos dentes sai do padrão de normalidade, tanto dentro da arcada, como entre as arcadas superior e inferior. Esta condição pode trazer danos aos dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos e articulações.

Principais tipos de oclusão dentária

As más oclusões podem ser sagitais (para frente e para trás), verticais (mordida aberta ou profunda) ou transversais (mordida cruzada). Hoje, você irá conhecer as más oclusões sagitais, que são as mais simples de serem identificadas.

Classe 1

Mordida normal: o arco dentário superior encaixa-se perfeitamente com o arco dentário inferior.

Classe 2

A pessoa parece não ter queixo, pois o arco dentário superior é muito maior que o arco inferior.

Classe 3

O queixo parece muito grande, pois o arco dentário superior é bem menor que o inferior.

A maioria das pessoas possui algum tipo de má oclusão leve, facilmente resolvida pelo ortodontista. Enquanto uns têm sintomas que incomodam e alteram o seu estilo de vida, outros vivem com o problema sem se darem conta. Não tratar o problema, no entanto, pode originar condições mais graves.

O ideal é se encaixar na classe 1, que é o que buscamos em um tratamento ortodôntico.

Quais as causas de má oclusões

Há vários fatores que podem causá-la, dentre eles:

  • Alguns hábitos incorretos, como o uso de chupeta, chupar o dedo ou determinados movimentos da língua;
  • Defeitos na mandíbula, normalmente de nascença;
  • Falta de dentes;
  • Incompatibilidade entre o tamanho da mandíbula e dos dentes;
  • Postura inadequada.

A condição mais comum é a incompatibilidade de tamanho.

Sinais que podem indicar que existe uma má oclusão

  • Desgaste dos dentes, fazendo com que os dentes não sejam lisos no topo;
  • Dificuldade ou desconforto ao morder ou mastigar;
  • Presença frequente de cáries;
  • Perda de um ou mais dentes;
  • Dentes com partes muito expostas ou sensíveis, causando muito desconforto ao ingerir alimentos frios ou doces;
  • Dores de cabeça, dor e zumbido nos ouvidos frequentes;
  • Problemas na articulação da mandíbula.

Além da alteração estética, os sintomas de má oclusão podem ser muito difíceis de identificar, pois é um problema que vai surgindo ao longo do tempo, e por isso, as pessoas vão se acostumando, sem perceber que seus dentes estão sendo alterados.

Como tratar má oclusões dentárias

Atualmente, devido aos avanços da tecnologia, existem diferentes tratamentos para a má oclusão dentária. A escolha do tratamento irá depender da gravidade do problema.

Aparelho Dentário

Tem como objetivo mover os dentes para que ocorra um alinhamento adequado, normalmente usando aparelho odontológico. Este aparelho deve ser usado, geralmente, de 6 meses a 2 anos, mas o tempo varia conforme a gravidade da situação. Durante o tratamento, se necessário, pode ser recomendada a remoção de dentes.

Facetas Dentárias

Neste tratamento, são modificados comprimento, forma e superfície dos dentes danificados, com o uso de facetas.

Implante Dentário

Muitas vezes, o desequilíbrio surge devido à falta de dentes. Se for o caso, os implantes podem ajudar a restabelecer o equilíbrio da boca e, consequentemente, resolver a oclusão dentária.

Cirurgia ortognática

Em casos mais graves (má oclusão esquelética), em que a alteração é muito acentuada, as opções acima podem não ser o suficiente para colocar os dentes no local correto, portanto o ortodontista pode associar o tratamento ortodôntico à cirurgia para alterar a forma dos ossos do rosto.

Desconfia que tem má oclusão dentária?

Aqui, na Clínica Única Odontologia, você encontra dentistas aptos e experientes para fornecer o diagnóstico e o tratamento adequados, sempre usando tecnologia avançada. Assim, você terá a melhor experiência e ficará com a sua saúde bucal em dia.

Entre em contato para agendar sua consulta.