Periodontia: 3 formas de tratamento usadas pelos melhores dentistas

Você precisa de um tratamento para periodontia? Se já identificou essa necessidade, fez muito bem.

Mais do que a gengivite, esse tipo de infecção ultrapassa os limites da gengiva, atinge o osso e pode aumentar o risco de outros problemas sérios como diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, pneumonia e até câncer.

Por isso, o fato de você ter-se antecipado foi um ótimo passo. A periodontia, também chamada de periodontite ou piorreia, pode ser tratada de várias formas. Os melhores dentistas consideram três ações para combatê-la: limpeza, medicação e cirurgia.

Antes, vamos conhecer os sintomas:

Sintomas da periodontite

• Gengivas vermelhas e inchadas: esse é um dos primeiros sinais de que suas gengivas precisam de atenção. Elas também podem ficar sensíveis ou doloridas e sangrar facilmente quando você usa fio dental ou escova.
  • Mau hálito: sua boca é um lar agradável, quente e úmido para milhões de bactérias que se alimentam do que tem nela. Então, quanto mais coisas houver nela, maior o banquete para as bactérias. Bactérias liberam toxinas com mau cheiro e podem irritar as gengivas e os dentes.
  • Diminuição das gengivas: se seus dentes parecem maiores do que costumavam, não significam que eles estão crescendo: suas gengivas podem estar encolhendo! Quando o osso começa a se romper, as gengivas começam a se separar dos dentes.
  • Dentes sensíveis: os seus dentes podem te dizer muita coisa. Incômodos ao consumir alimentos ou bebidas geladas são sinais disso. Com as gengivas menores, a parte sensível do dente – chamada de dentina – é exposta, causando sensibilidade à água e ao ar frio.

Tratamentos para periodontite

A periodontia tem cura? Embora ainda não sejam encontradas opções de cura total, é possível controlar a infecção de forma efetiva.
Seu dentista analisará o que foi afetado para descobrir por onde começar o tratamento. Veja alguns deles:

• Limpeza profunda: A primeira linha de tratamento para doenças da gengiva é uma limpeza cuidadosa e profunda. Ao contrário de uma limpeza regular, que geralmente é feita apenas acima da linha da gengiva, a limpeza profunda vai para baixo da linha da gengiva.  O dentista talvez tenha que raspar o tártaro acima e abaixo da linha da sua gengiva, fazendo com que as superfícies ásperas das raízes dos dentes sejam suavizadas. Isso ajuda as gengivas a se unirem aos dentes. Ambos os métodos podem demandar mais de uma visita ao dentista.
  • Medicação: não há pílula mágica ou creme que possam curar doenças nas gengivas. Ainda assim, seu dentista pode prescrever medicamentos como parte do tratamento como antissépticos, gel antibiótico, supressor de enzimas, entre outros antibióticos.
  • Cirurgia: se a limpeza profunda não resolver todo o problema, talvez seja necessária uma cirurgia. Por exemplo, pode ser feito um enxerto de gengiva – que é quando o cirurgião dentista retira o tecido de outra parte da boca e cobre a raiz dentária exposta para evitar a perda óssea ou a cárie dentária e ajudar os dentes sensíveis.

Onde fazer o tratamento

Uma clínica que conte com os melhores dentistas e que também ofereça um pacote completo de serviços.

Muitos pacientes têm conseguido um sorriso mais bonito e um hálito mais agradável ao fazer o tratamento de periodontia na Única – Clínica de Saúde, em Sorocaba.

O espaço, que fica no Campolim, zona sul da cidade, conta com profissionais capacitados para avaliar, diagnosticar e resolver o seu problema! A Única tem a exclusiva metodologia P.R.E., com tratamento desde a prevenção, reabilitacao até a estética.